Curso de Ecocardiografia no Adulto

Aprenda a Ecocardiografia em adultos, com professores com mais de 45 anos de experiência no ensino do método

Duração:

5 dias (10 períodos)

Carga Horária:

60 horas/aula

Nível:

Iniciante

Próximas datas

Por que escolher a ECOPE?

Como funciona o curso de Eco Adulto?

Atividade prévia

MÓDULO ONLINE: O aluno, ao ser matriculado, receberá acesso à plataforma de aprendizagem (AVA), onde deverá assistir às vídeoaulas gravadas, previamente, a fim de que chegue à ECOPE com mais bagagem e familiaridade sobre o método.

(C/h 10 horas/aula):

  • Otimização da imagem 2D Parte 1, 2 e 3
  • Recursos avançados da Imagem 2D
  • Tutorial no equipamento CX-50 de recursos avançados da Imagem 2D
  • Otimização da Imagem Doppler – Parte 1 e 2
  • Recursos avançados Doppler
  • Tutorial no equipamento CX-50 de recursos avançados em ECO

Aulas teóricas

MÓDULO PRESENCIAL (Escola ECOPE): O curso contém blocos teóricos e práticos

(C/h: 50 horas/aula).

Aulas teóricas:

Ao iniciar o curso de forma presencial, o aluno terá aulas sobre:

– Ecocardiografia Normal e Doppler Normal, Função sistólica e Função Diastólica, Valvopatias e Prolapso, Endocardite e Próteses, Miocardiopatias, Pericardiopatias, Coronariopatias e Aortopatias.

As aulas teóricas são ministradas com recursos multimídia e interatividade. Para cada aluno, é disponibilizado 01 computador a fim de que possa acompanhar todo o conteúdo disponibilizado na plataforma de aprendizagem MAESTRUS. Nessa plataforma, o aluno pode rever os materiais disponibilizados pelos professores no tablet, celular ou computador quantas vezes quiser. Basta, apenas, colocar seu login e senha.

ATENÇÃO: Mesmo após finalizar o curso, o aluno continua tendo acesso aos conteúdos disponibilizados na plataforma de aprendizagem por um período de 06 meses.

Aulas práticas

As práticas são desenvolvidas em boxes amplos, com vários modelos de equipamentos (CX 50 PHILIPS, VIVID IQ 4D, VIVID T8 e T9, P9 GE, LOGIQ P8, VERSANA ACTIVE e PREMIERE GE, G60 VINNO, V7 SAMSUNG e ESAOTE) e orientação e supervisão dos professores capacitados.

Nas aulas práticas, o aluno coloca a “mão na massa” e passa a executar todo o ensinamento adquirido nas aulas teóricas, como executar os primeiros cortes e a melhor posição de segurar o transdutor.

OBS. Temos parceria com os mais diversos serviços públicos de saúde (ex: PROCAPE – Pronto Socorro Cardiológico de PE). Com isso, a ECOPE é conhecida como referência em exames patológicos na ecocardiografia.

Conteúdos complementares

1 – Apostila digitalizada em PDF (baixar e imprimir);
2 – Avaliação do conhecimento;
3 – Frases para ajudar no laudo de Eco;
4 – Tutorial em equipamentos (PDF);
5 – Materiais complementares.

Cronograma

Dia 01

Parte teórica:
Anatomia ecocardiográfica. Posição do paciente. “Janelas” ecocardiográficas. Identificação das estruturas. Relações entre as estruturas. Medidas em modo-M e bidimensional. Doppler normal, contínuo, pulsátil e MFC. Conceito de fluxo laminar e turbulento. Vias de acesso. Otimização do ângulo. V Conceitos de vena contracta e conservação da massa. Aplicação dos conceitos. Cálculo de gradientes e áreas. Metodologia. Uso prático.

Parte prática:
Manuseio dos equipamentos. Regulagem. Escolha dos transdutores

Dia 02

Parte teórica:
– Função ventricular sistólica
– Principais parâmetros
– Conceitos geométricos | Cálculo dos volumes |

Diversos métodos: Popp, Teichholz, Simpson, área-comprimento. Utilização do Doppler. Conceitos do dP/dt e do stress sistólico parietal. Função ventricular diastólica. Enchimento ventricular normal. Fluxograma mitral. Fluxo de veias pulmonares | Doppler tissular | Velocidade de propagação.

Parte prática:
Realização de exames em pacientes.

Dia 03

Parte teórica:

Miocardiopatias restritivas. Fisiopatologia. Etiologia. Ecocardiografia. Aspectos morfológicos. Aspectos funcionais. Miocardiopatias hipertróficas. Fisiopatologia. Etiologia. Ecocardiografia. Aspectos funcionais. Miocardiopatias dilatadas. Fisiopatologia. Etiologia. Aspectos funcionais. Disfunção diastólica restritiva. Fisiopatologia. Identificação com Doppler: fluxograma mitral, Doppler de veias pulmonares, Doppler tecidual, velocidade de propagação. Pericardiopatias. Pericardite constritiva. Derrame pericárdico. Tamponamento cardíaco. Diagnóstico diferencial com as miocardiopatias restritivas.

Parte prática:
Realização de exames em pacientes.

Dia 04

Valvas atrioventriculares. Identificação. Morfologia. Valvopatia mitral. Doença reumática. Fisiopatologia. Aspectos ecocardiográficos. Estenose mitral. Avaliação de áreas e gradientes. Quantificação do grau de lesão. Eco escore de Block-Wilkins. Insuficiência mitral. Etiologia. Fisiopatologia. Quantificação da regurgitação. Fração de regurgitação. Lesões da valva tricúspide. Avaliação da pressão pulmonar. Metodologia. Valvas sigmóides. Identificação. Morfologia. Valvopatia aórtica. Estenose aórtica. Etiologia. Fisiopatologia. Estenose aórtica. Aspectos ecocardiográficos. Avaliação de áreas e gradientes. Equação de continuidade. Insuficiência aórtica. Etiologia. Fisiopatologia. Quantificação da regurgitação. Fração de regurgitação. Prolapso da valva mitral. Fisiopatologia. Critérios ecocardiográficos para o diagnóstico. Tipos. Determinação da repercussão. Próteses valvares. Tipos. Identificação ecocardiográfica. Fluxos normais. Gradientes residuais. Endocardite infecciosa.

Avaliação:
Múltipla escolha (20 perguntas) e vídeo (5 vídeos)

Dia 05

Parte teórica:
Doença arterial coronária. Fisiopatologia. A irrigação coronária. Correlação com os segmentos miocárdico. Isquemia miocárdica sem infarto. Identificação das alterações do relaxamento diastólico. Valor prognóstico. Infarto agudo do miocárdio. Alterações da contratilidade segmentar: hipocinesia, acinesia, discinesia, hipercinesia vicariante. Identificação ecocardiográfica dos diversos tipos. Determinação dos parâmetros de função sistólica. Complicações do infarto agudo do miocárdio. Síndrome de Dressler. Avaliação dos parâmetros para estratificação de risco. Aortopatias. Aneurismas da aorta: saculares e dissecantes. Fisiopatologia. Tipos anatomo-patológico. Identificação ecocardiográfica. Repercussão.

Parte prática:
Realização de exames em pacientes.

Importante: A programação pode sofrer alteração, mas o conteúdo proposto será cumprido. Leia nossa política de cancelamento.

Para quem é indicado?

O curso de Ecocardiografia Adulto é indicado para médicos que queiram se introduzir no método da ecocardiografia e médicos ecocardiografistas que desejem reciclar seu conhecimentos.

Quais os objetivos?

Treinamento básico e intermediário com prática intensiva nas técnicas de ecocardiografia modo M, bidimensional, Doppler e Doppler em cores para cardiologistas e ecocardiografistas.

Qual o pré-requisito?

Graduação em medicina, de preferência cardiologista com interesse ou conhecimentos básicos de ecocardiografia.

Professores

Conheça a ECOPE por dentro

Depoimentos

Dia a dia do curso de Eco no Adulto

Turma do curso de Eco no Adulto

Parceiros

Empresas Parceiras

Preencha os campos abaixo para receber mais informações

F.A.Q. - Perguntas Frequentes

O aluno terá um canal direto com o professor via ÁREA DO ALUNO, em sua plataforma virtual, ou através do grupo criado pela REDE SOCIAL que possibilitará o esclarecimento de dúvidas. É oferecido suporte pedagógico ao longo de todo o curso, que ajudará a estimular todo o seu potencial de aprendizagem e incentivará um melhor aproveitamento. Os professores responderão suas dúvidas em até 72 HORAS úteis.

SIM. Os professores disponibilizarão materiais complementares a fim de que o aluno consiga chegar ao curso com mais familiaridade sobre os conteúdos que serão ministrados juntamente, com o primeiro vídeo de cada módulo.

Você poderá pagar o curso à vista por boleto bancário ou PIX e 10x sem juros no cartão de crédito.

A compra do curso é consultiva, então é necessário conversar com um dos nossos consultores.

Sim, é emitido um certificado de conclusão após a finalização dele.

O aluno deve enviar uma mensagem para o atendimento da ECOPE pelo CHAT ONLINE, Whatsapp ou por TELEFONE (em horário comercial) e por E-MAIL. Neste caso, a equipe irá lhe enviar a resposta pelo e-mail cadastrado em até 72 horas úteis.

Prática com PACIENTES nos EQUIPAMENTOS (tarde) - 13h:30min às 17h:30min

Os alunos são divididos em equipes e encaminhados para boxes acompanhados por professores, altamente, capacitados.

- Durante os dias das aulas práticas, os alunos participam de um rodízio a fim de que conheçam todos os equipamentos disponibilizados pela escola.

- Prática interativa, com caso, previamente, selecionados nas estações de trabalho da GE ECHOPAC e PHILLIPS QLAB.

ESCOLA ECOPE © - 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS